SALVIA 10g ALCONDI ALIMENTOS

Salvia

O chá de sálvia possui grandes propriedades medicinais, sendos elas: antioxidantes, calmantes, anti-inflamatórias, digestivas, adstringentes, previne retenção de líquidos, alivia problemas respiratórios, melhora o sistema imunológica e também auxilia na cicatrização de feridas. A sálvia também pode ser uma grande aliada para a pele. Pois ela elimina toxinas que prejudicam o corpo e a pele.

Peso: 10g
Cód Barras: 7898197770546

Descrição

SÁLVIA 10g – ALCONDI ALIMENTOS

Propriedades da Sálvia

alt="salvia"

De origem Mediterrânea, a sálvia se parece com ervas como o manjericão, o alecrim, o tomilho e o orégano. Todos elas tem folhas com ações medicinais.A sálvia é uma erva rica em compostos fenólicos, que possuem ação antioxidante. Além disso, contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais que podem, quando associadas a uma dieta saudável, ajudar a manter a saúde e a boa forma.Entretanto é importante diferenciar a Salvia officinalis, de uso culinário, da Salvia divinorum, que tem efeitos psicoativos e alucinógenos.

 

  • Composição química das folhas de sálvia

Folhas da planta, que são ricas em óleos essenciais, flavonoides, alcaloides, taninos e substâncias resinosas, têm propriedades terapêuticas. Elas também contêm vitaminas C, E, P, PP e phytoncides, bem como sais minerais de ferro e zinco.

 

  • Benefícios da sálvia: planta possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas

O grande diferencial da sálvia é que ela contém diferentes propriedades medicinais muito importantes. Por apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória, por exemplo, ela ajuda a aumentar a imunidade, prevenir (e tratar) gripes e resfriados ou possíveis focos de inflamação. Além disso, essa planta tem substâncias digestivas, auxiliando no funcionamento do sistema gastrointestinal. E outros processos como também no tratamento de depressão, ansiedade, asma e outras doenças respiratórias.

 

  • Como usar sálvia na culinária? 

Propriedade culinárias da erva

Apenas as folhas da planta têm propriedades picantes.

Elas são cortadas durante o florescimento ativo, secas e, em seguida, transferidas para vasos de vidro ou porcelana bem fechados com uma tampa e colocados em um local escuro.

A erva picante serve como tempero para peixes, aves, carne e legumes. Ela dá propriedades especiais a saladas, alimentos enlatados e bebidas: o sabor dos pratos fica mais rico e adquire uma leve amargura.

Ela também pode ser adicionada aos alimentos em pequenas quantidades. Seu aroma é característico e forte, capaz de apagar sabores mais refinados. Excessos podem estragar a comida.

Combinações

A sálvia seca é um componente de várias misturas de especiarias. Ela combina bem com manjerona, alecrim, orégano, tomilho e zimbro.

 

  • 15 Beneficios do Chá de Sálvia

   Seu chá também tem efeitos impressionantes

  1. Trata problemas digestivos, como inchaço, diarreia e azia.
  2. Alivia cólicas menstruais.
  3. Trata depressão, insônia e perda de memória.
  4. É muito utilizado contra resfriados fortes, garganta inflamada e tosse.
  5. Ameniza o calor e a sudorese advindos da menopausa.
  6. Trata a mucosite oral, que é uma das principais complicações vindas do tratamento contra o câncer. O revestimento da boca rompe e se formam dolorosas feridas. Estudos indicam que usar o chá para enxaguar a boca alivia a mucosite e a incidência da mesma se torna menor.
  7. Usado para enxaguar os cabelos, pode estimular o crescimento.
  8. Auxilia na redução do colesterol alto. O consumo regular do chá de sálvia além de reduzir o colesterol ruim, também regula os níveis totais de colesterol.
  9. Auxilia na perda de peso.
  10. Estimula o funcionamento cerebral melhorando a memória e a concentração, e também elimina desordens cognitivas que podem aparecer, incluindo Alzheimer e demência.
  11. Fortalece o sistema imunológico.
  12. Fortalece os ossos.
  13. eczemas, psoríases e acne, com uso tópico regular.
  14. Contem extratos e substâncias similares aos dos remédios usados para controlar diabetes. Dessa forma o chá de sálvia inibe e regula a liberação da glicose estocada no fígado, prevenindo oscilações de açúcar no sangue.
  15. Tem efeitos antioxidantes que limpam os radicais livres do organismo e outras toxinas como fumaça e pesticidas, esses efeitos previnem o envelhecimento precoce, o câncer e doenças cadíacas.

Efeitos colaterais

Por ser regularmente utilizada na cozinha, pode parecer que a sálvia não apresenta contraindicações, mas isso não é verdade. A sálvia contém tujona e cânfora, compostos que podem ser perigosos se consumidos em grande quantidade.

É sábio manter o consumo em um copo por dia, e ter em mente que os níveis de cânfora e tujona dependerão da variedade, do processo de fabricação e do preparo.

Aprecie com moderação!

 

Conheça mais dos nossos produtos ALCONDI ALIMENTOS!

Leia também: SUCUPIRA