POLVILHO DOCE 500G ALCONDI ALIMENTOS

Polvilho Doce

O polvilho doce, também conhecido como derivado da fécula de mandioca, passa por um processo mais complexo do que a farinha de mandioca, e isso resulta em um ingrediente que é ao mesmo tempo delicado e versátil. Também é livre de glúten e gorduras!

O polvilho é o principal item usado no preparo do pão de queijo, porém, também é possível fazer vários outros pratos com esse ingrediente, como massas de pizza, bolo, biscoitos e muito mais!

Peso: 500g
Cód Barras: 7898197770089

Descrição

POLVILHO DOCE 500g – ALCONDI ALIMENTOS

Poucas pessoas sabem, mas o polvilho é derivado de um ingrediente muito brasileiro: a mandioca. Por esse motivo, também é conhecido como fécula de mandioca. Outra curiosidade é que existem duas versões desse alimento: o polvilho doce e o polvilho azedo.

O que o polvilho doce tem?

Porção de 100g Total VD*
valor energético 351,0 kcal 17,6 %
carboidratos 86,8 g 28,9 %
proteínas 0,4 g 0,5 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,2 g 0,8 %
sódio 2,0 mg 0,1 %
Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas

Qual a diferença entre o polvilho doce e o azedo?

Tanto o polvilho azedo como o doce passam pelo mesmo processo industrial. A mandioca chega à fábrica, é limpa, lavada e moída. O caldo mais concentrado, como o amido, fica coberto por água até decantar e depois é levado a caixas de cimento para fermentar naturalmente, por 30 dias. Em seguida vão para os tabuleiros de secagem.

No caso do polvilho doce, o amido não é fermentado e vai direto para os tabuleiros de secagem. Ele também é conhecido como goma e é usado por padarias, consumidores e na indústria, em uma série de aplicações.

Quais são os seus benefícios?

O polvilho doce é uma boa fonte de energia, com teor residual de proteína e gorduras e contém vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina) e potássio. Naturalmente sem glúten, este produto é uma excelente opção para pessoas com a doença celíaca ou que seguem uma dieta com restrição ao glúten.

Apesar de ser rico em hidratos de carbono complexos, não tem uma dose de fibra considerável. Para compensar esta ausência, recomenda-se o seu consumo juntamente com alimentos ricos em fibras. Desta forma, irá aumentar a sua saciedade e reduzir o índice glicêmico da refeição que levar o polvilho.

O que posso fazer com o polvilho doce?

O polvilho é um ingrediente muito versátil. O doce, então, pode ser usado para preparação de tapiocas, pão de queijo e biscoitos de polvilho. Ele dá mais consistência além de deixar as receitas bem mais macias.

Use polvilho doce ou azedo no seu pão de queijo

Muita gente tem dúvidas sobre qual polvilho usar na preparação do pão de queijo. Pois saiba que qualquer um dos dois podem ser usados! A diferença é que com o polvilho doce seu pão de queijo ficará com a massa mais massudo, redondinho e com sabor mais suave. Já quando você utiliza polvilho azedo, o pão de queijo fica com textura mais aerada e com sabor, não ficam tão redondos e o sabor azedo fica mais acentuado.

Pão de queijo crocante com polvilho doce e azedo

POLVILHO DOCE 500G ALCONDI ALIMENTOS

Para que seu pão de queijo cresça bastante, tenha um sabor intenso e ao mesmo tempo mantenha o formato redondo e não fique seco nem massudo, a dica é misturar polvilho azedo e doce na hora do preparo. Confira a receita: Ingredientes

  1. 500 g de polvilho doce
  2. 500 g de polvilho azedo
  3. 600 ml de leite
  4. 200 ml de óleo
  5. 3 ovos
  6. 1 xícara de queijo ralado
  7. Sal a gosto
  8. Óleo para untar

Modo de preparo

  1. Misture o polvilho doce e o polvilho azedo em uma tigela grande, acrescente o sal e reserve;
  2. Leve o leite e o óleo para ferver e despeje-os bem quentes sobre o polvilho, mexendo até misturar;
  3. Espere a mistura esfriar e adicione os ovos e o queijo ralado;
  4. A massa vai ficar bem grudenta. Sove-a com as mãos até ela parar de grudar e se soltar da tigela;
  5. Faça as bolinhas, coloque em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos.

Essa receita rende de 60 a 80 pães de queijo. Se quiser congelar a massa crua, leve as bolinhas ao freezer em uma assadeira e, depois de congeladas, transfira-as para um saco plástico.

Para assar, basta tirar do freezer e levar ao forno. Agora que você sabe qual é a diferença entre polvilho doce e azedo, fica mais fácil entender o papel desses ingredientes nas receitas e você poderá modificar suas quantidades conforme o resultado desejado.

Boa sorte e bom apetite!

Para mais receitas

Veja Aqui

Conheça nossos produtos!

Leia também: ALECRIM