PAINÇO – 500g- ALCONDI ALIMENTOS

PAINÇO – 500g- ALCONDI ALIMENTOS

O Painço Descascado (Panicum milleaceum) é um grão da família do milho, altamente nutritivo, utilizado há muitos e muitos anos devido sua alta concentração de bons nutrientes.

Peso: 500g
Cód Barras: 7898197770072

Descrição

PAINÇO – 500g- ALCONDI ALIMENTOS

O Painço Descascado (Panicum milleaceum) é um grão da família do milho, altamente nutritivo, utilizado há muitos e muitos anos devido sua alta concentração de bons nutrientes. O grão passa por um processo para remoção da sua casca, tornando-o mais palatável para o consumo humano.

Composição

O Painço Descascado é composto por carboidratos, fibras, proteínas, aminoácidos essenciais e minerais. Para os vegetarianos e veganos, é uma ótima opção, pois ajuda a suprir parte das necessidades proteicas diárias.

O triptofano é um dos aminoácidos que compõe esse grão, este em conjunto com o manganês ajuda na produção do hormônio serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar. É ainda fonte de manganês, fósforo e magnésio, essenciais para diversas funções no organismo. É um alimento super versátil, saboroso e ideal para ser utilizado em receitas doces ou salgadas.

Quais os benefícios do Painço Descascado?

O Painço Descascado é um alimento 100% natural, vegano, sem lactose, sem adição de conservantes, sem adição de açúcar, é uma excelente fonte de fibras, além de ser um cereal com pH alcalino.

Benefícios

Alguns benefícios para saúde que o Painço possui:

  1. É recomendado para vegetarianos e veganos, pois é fonte de proteína;
  2. Contém triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Isso ajuda a controlar o humor e ansiedade;
  3. O painço dá mais saciedade, auxiliando da perda de peso;
  4. Contribui na manutenção e fortalecimento do tecido muscular;
  5. Retarda o envelhecimento, já que produz colágeno no organismo;
  6. Aumenta a saúde intestinal;
  7. Controla a glicemia e contribui para a diminuição do colesterol;
  8. Ele não contém glúten;
  9. Previne desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  10. É desintoxicante.

Como usar o Painço Descascado?

O Painço Descascado tem sabor suave, muito agradável ao paladar, permite saborosos pratos, muito utilizado para fazer cuscuz, mingaus, bolinhos, refogados, sopas e muitos outros. Pode ser usado em conjunto com outros grãos, enriquecendo o sabor e os nutrientes.

Como cozinhar Painço

Se você nunca cozinhou uma receita com painço e está pensando que é algo muito complicado, tenho uma ótima notícia para te dar: você cozinha o painço como cozinha arroz!

Veja receitar Aqui

RECEITA DE SUCO

Ingredientes:

½ xícara de painço germinado ou 1 maço grosso de grama de painço na terra

2 maçãs (média)

1 fatia grossa de inhame

1/2 xícara de abóbora em pedaços (com casca)

½ limão (com casca)

Preparo:

Coloque no liquidificador apenas a maçã para iniciar o processo. Depois, vá adicionando aos poucos os outros ingredientes. No final coe no coador de voal. É surpreendentemente bom!

Experimente!

HISTÓRIA

Na Índia a farinha de Painço também é conhecida há milênios. A semente se espalhou e passou a ser um importante cultivo na agricultura da Coréia e Japão. Cultivado atualmente em várias regiões do planeta o Painço está presente na alimentação diária nos países asiáticos. No Brasil ela é conhecida entre os passarinheiros como um alimento especial para pássaros, pois fortalece a penugem e o bico. No entanto, antes do arroz, o Painço descascado era consumido mesmo na Europa. Na dieta macrobiótica é bastante conhecido como uma semente especial, onde afirmam que mesmo cozida , permanece alcalina.

CURIOSIDADES

Painço na verdade é um nome que se dá a um grupo de sementes produzidas por diversas plantas. Os tipos mais conhecidos são os painços verdadeiros que, em muitas regiões, são chamados de milho alvo ou millet. Dentre esses, os mais utilizados são os popularmente denominados de Bolinha, Chatinho e Verde. Existe também outra planta que produz uma semente semelhante ao dos painços verdadeiros, conhecida como painço português, moha ou milho miúdo, conforme a região.

 

Conheça todos os nossos produtos!

Leia também: MILHO DE PIPOCA