NOZ MOSCADA EM PÓ 10g ALCONDE ALIMENTOS

NOZ MOSCADA EM PÓ 10g – ALCONDE ALIMENTOS

A noz moscada é uma especiaria muito usada na culinária, principalmente no oriente médio. É geralmente usada em pratos quentes, molhos e saladas. A noz-moscada tem propriedades anti-inflamatória, além de ajudar a ter um sono tranquilo. Combinando com atividades físicas e uma alimentação saudável pode auxiliar na perda de peso, pois ajuda a regular o transito intestinal.

 

Peso: 10g
Cód Barras: 7898197770478

Descrição

NOZ MOSCADA EM PÓ 10g – ALCONDE ALIMENTOS

Noz moscada – que é a semente dos frutos da árvore Moscadeira – é muito utilizada como condimento dos mais variados pratos por ter um sabor característico. No entanto, ainda que seja muito comum no dia a dia, o que muita gente não sabe é que ela vem acompanhada de vários benefícios para a saúde por ter baixo colesterol e muitas substâncias importantes em sua composição – como minerais, vitaminas (incluindo as do complexo B) e óleos essenciais e por exemplo.

Saiba mais detalhes sobre os seus benefícios:

Benefícios da Noz moscada

ALT="NOZ-MOSCADA-EM-PO"

1. Pode melhorar o humor e tratar a insônia

Alguns estudos com modelos animais, como este, mostram que a noz moscada tem um efeito antidepressivo importante. Mas estudos mais detalhados, com humanos, ainda são necessários para confirmar esse efeito.

Outra propriedade interessante da noz moscada é o relaxamento, que pode ajudar no tratamento da insônia.

Então, para quem tem dificuldades para dormir, um copo de leite com pó de noz moscada pode ajudar a relaxar e induzir ao sono.

2. Tem efeito digestivo

O óleo de noz moscada também é indicado para quem tem problemas relacionados à digestão, como diarreia, desconforto e constipação intestinal.

3. Ajuda a tratar o mau hálito

Devido a seu efeito antibacteriano, a noz moscada combate as bactérias que causam o mau hálito. Por isso, muitas pastas de dente e enxaguantes bucais também a utilizam como ingrediente.

Além disso, ela também pode ser útil no tratamento de problemas na gengiva e outras infecções bucais.

4. Efeito anti-inflamatório e antienvelhecimento

A noz moscada, devido a seu alto teor de antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias

Isso faz dela uma ótima aliada na prevenção de problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças autoimunes e as inflamações. Além disso, o efeito anti-inflamatório pode ajudar a melhorar dores e inchaço de problemas como a artrite.

Não só isso, mas o seu consumo moderado pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele, que é causado pela ação dos radicais livres.

5. Ajuda a melhorar os problemas respiratórios

A noz moscada é ingrediente de muitos xaropes para a tosse, devido ao alívio da congestão e demais sintomas presentes em gripes e resfriados.

6. Afrodisíaco

O uso da noz moscada como afrodisíaco é comum na medicina tradicional de alguns povos, onde utiliza-se ela para tratar disfunções sexuais.

E esse efeito já vem sendo estudado há um bom tempo, com resultados que indicam que o uso de altas doses pode ajudar a aumentar a libido.

Mas é preciso ter cuidado, uma vez que o uso exagerado pode causar uma série de sintomas neurológicos e psiquiátricos, conforme concluiu um estudo publicado na revista Complementary therapies in medicine.

 

ONDE USAR NOZ MOSCADA

  1. Usar em pratos salgados: queijos, abóbora, sopas, espinafre, massas, guisado, caldos, molho branco, risotos, pratos indianos e etc.
  2. Usar em pratos doces: tortas, creme de ovos, bolos, pudins, doces de baunilha e etc.
  3. Usar em bebidas: cappuccino, café com leite, milk shake, leite do soja, vinhos.

Importante

Evite usar mais que duas colheres de sopa, já que noz moscada em grande quantidade pode ser alucinógeno e venenosa, mas em quantidades moderadas não tem problema.

 

Uma receita básica para usar Noz Moscada:

  • Molho bechamel (Molho branco)

Ingredientes

  • – 1,0 pitada de Noz moscada
  • – 1,0 pitada de Pimenta do reino em pó
  • – 1,0 pitada de Sal refinado
  • – 1,0 copo requeijão de Leite desnatado
  • – 1,0 colher (sopa) de Margarina light
  • – 2,0 colheres (sopa) de Farinha de trigo comum

Como fazer Molho bechamel (Molho branco)

  • Derreta a margarina e aos poucos misture a farinha de trigo, até formar um creme dourado.
  • Aos poucos, vá acrescentando o leite.
  • Mexa sem parar, até engrossar, sempre em fogo baixo.
  • Coloque uma pitada de noz moscada, sal e pimenta a gosto.
Dica: O molho bechamel pode ser utilizado em massas, além de ser base para diversas receitas de sopas, cremes e recheios. Para facilitar o processo, utilize um fouet para misturar os ingredientes.

Conheça mais de nossos produtos!

Leia também: MACELA