FARINHA DE MANDIOCA AMARELA ARTESANAL -1kg

Farinha de Mandioca Amarela Artesanal

Esse ingrediente nada mais é do que uma massa extraída da mandioca, e com uma textura muito parecida com a da clássica tapioca. Ela é resultado da fermentação natural das raízes da mandioca, junto a microorganismos que contribuem para o amolecimento das raízes. Quando pura, a massa crua possui um sabor levemente azedo.

Peso: 1Kg
Cód Barras: 7898197770850

Descrição

FARINHA DE MANDIOCA AMARELA ARTESANAL -1kg

Farinha de mandioca Amarela Artesanal nada mais é do que uma massa extraída da mandioca, e com uma textura muito parecida com a da clássica tapioca. Ela é resultado da fermentação natural das raízes da mandioca, junto a microorganismos que contribuem para o amolecimento das raízes. Quando pura, a massa crua possui um sabor levemente azedo.

Muito consumida na região norte do país, a farinha de mandioca é um alimento altamente energético, o que significa que seu consumo deve ser feito com moderação por todos aqueles que estão tentando perder uns quilinhos.

Isenta de glúten, há muitos benefícios da farinha de mandioca para a saúde, e ela pode ser uma alternativa para as dietas sem glúten, e também uma opção de energia rápida para antes dos treinos mais intensos..

Para que Serve a Farinha de mandioca?

Obtida a partir da secagem da mandioca hidratada, a farinha de mandioca serve como uma fonte de energia rápida e também como um alimento alternativo para as dietas sem glúten.

Propriedades da Farinha de Mandioca

Rica em ferro, cálcio e potássio, a farinha de mandioca é também bastante calórica. Uma porção de 100 gramas do alimento contém 340 calorias, 94% das quais vêm dos carboidratos. São portanto cerca de 80 gramas de carboidrato refinado em 100 gramas do alimento, o que torna a farinha de mandioca um dos alimentos mais ricos em carboidratos que temos à nossa disposição.

A farinha de mandioca é também uma boa fonte de vitamina B6, manganês, magnésio e ferro. Duas colheres da farinha fornecem 110 calorias, 2,1 gramas de fibra alimentar, 0,5 g de proteínas e 0,1 g de lipídios (gorduras).

Benefícios da Farinha de Mandioca

Não é só para fazer farofa que serve a farinha de mandioca – confira alguns dos principais benefícios para a dieta e para a saúde:

– Fonte de energia rápida

A farinha de mandioca pode ser um ótimo alimento para quem está precisando de energia rápida para suas atividades. Como é rica em carboidratos, a farinha de mandioca é convertida rapidamente em glicose, o combustível essencial para todos os processos do organismo, como contração e recuperação muscular.

Exatamente por ser uma fonte de energia rápida, a farinha de mandioca provoca alterações bruscas nas taxas de glicose, o que a torna um alimento a ser evitado por diabéticos e obesos.

– Promove o bem estar

Você pode até não emagrecer com a farinha de mandioca, mas certamente irá se sentir melhor após seu consumo. Isso porque a farinha de mandioca é fonte de triptofano e vitamina B6, dois dos nutrientes necessários para a produção de serotonina. E para que serve a serotonina?

Entre outras funções, a serotonina serve para melhorar o humor, aliviar o estresse, reduzir o risco de depressão e até mesmo combater a vontade de comer doces.

– É pobre em gorduras

Um dos maiores benefícios da farinha de mandioca é a ausência de gordura em sua composição. Em um mundo repleto de alimentos ricos em gordura saturada, a farinha de mandioca oferece uma opção saudável de carboidratos e vitaminas sem o acompanhamento indesejado do colesterol e das gorduras saturadas.

– É fonte de fibras

Apesar de não ser a farinha mais rica em fibras, a farinha de mandioca ainda assim é uma boa fonte do nutriente. As fibras são importantes porque ajudam a manter a saciedade por mais tempo e estimulam o funcionamento intestinal. Para quem está fazendo dieta, isso significa uma melhor eliminação de toxinas e a diminuição das temidas inflamações.

– Não inflama

O glúten presente na farinha de trigo é riquíssimo em gliadina, uma proteína que não é muito bem assimilada pelo nosso organismo e pode causar a inflamação da parede intestinal. Além de poder causar infecções, essa condição pode levar ao ganho de peso e até ao aparecimento de câncer de colón.

Um dos benefícios da farinha de mandioca é justamente não inflamar, e ela pode ser utilizada por celíacos e todos aqueles com alergia à proteína do trigo.

Receitas com Farinha de Mandioca

Veja três receitas com farinha de mandioca que são fáceis de fazer, não contêm glúten e são muito saborosas:

1. Panqueca sem glúten com Farinha de Mandioca

Ingredientes:

  • ½ copo de farinha de mandioca;
  • 1 ovo;
  • ½ copo de leite desnatado;
  • 1 pitada de sal.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes com um garfo e coloque sobre uma frigideira antiaderente untada com um fio de azeite ou óleo de coco;
  2. Sirva a panqueca com seu recheio favorito – caso prefira a panqueca mais adocicada, substitua o sal por uma pitada de açúcar mascavo.

2. Sopa Light de Espinafre com Farinha de Mandioca

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de mandioca;
  • 1 colher de azeite;
  • ½ cebola roxa picada;
  • 2 xícaras de espinafre picado;
  • 3 colheres de cheiro verde;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • 2 litros de água.

Preparo:

  1. Leve uma panela ao fogo com o azeite e refogue a cebola;
  2. Acrescente uma colher da farinha de mandioca e deixe dourar, mexendo bem para não queimar;
  3. Adicione o espinafre e mexa bem;
  4. Acrescente a água e deixe ferver;
  5. Quando levantar fervura adicione o restante da farinha dissolvida em um pouco de água;
  6. Acrescente o sal e a pimenta;
  7. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde;
  8. Sirva quente.

Veja aqui como faz Bolo de farinha de mandioca

Conheça todos os nossos produtos premium do Grupo Margo Alimentos

Leia Mais: Farinha de Mandioca Branca Artesanal