ERVA DOCE 10G ALCONDI ALIMENTOS

ERVA DOCE 10G ALCONDI ALIMENTOS

A erva doce é utilizada para diversas finalidades (saúde, beleza e culinária). Seu cheiro lembra o anis estrelado.
A maneira mais utilizada para se consumir a erva doce é em forma de chá.

Peso: 10g
Cód Barras: 7898197770348

Descrição

ERVA DOCE 10G – ALCONDI ALIMENTOS

ERVA DOCE ALCONDI ALIMENTOS

A erva-doce (Pimpinella anisum) é uma importante erva utilizada na medicina alternativa para o tratamento de algumas complicações. Devido às suas propriedades calmantes, o uso mais comum da erva-doce é na forma de chá, para aliviar as cólicas em bebês e auxiliar o tratamento de distúrbios do sono.

No entanto, há outros benefícios que a erva-doce proporciona e que não são conhecidos, como é o caso de seu valor em tratamentos medicinais alternativos e seu uso pela indústria de cosméticos no cuidado da pele. Além disso, a erva-doce é utilizada nos mais variados pratos e como aromatizadora de ambientes.

 

O chá de erva doce é muito conhecido na cultura popular e é utilizado para diversas finalidades:

  • Cólicas de bebês;
  • Problemas digestivos e gases;
  • Tosses e bronquite por apresentar papel expectorante;
  • Previne a retenção de líquido comum de acontecer principalmente no verão.
  • Durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de leite. No período de finalizar a amamentação materna noturna, o ideal é trocar a mamada pelo chá de erva doce, com isso o bebê vai deixar de acordar de madrugada para mamar;

 

Propriedades da Erva Doce

A erva-doce possui propriedades alcalizantes que ajudam a controlar resfriados, distúrbios da menopausa, inflamações, gases, problemas digestivos e diuréticos. Sua semente também tem propriedades que reduzem as bactérias presentes na boca, diminuindo o mau hálito.

E não para por aí, a erva-doce pode reduzir os sintomas da labirintite, se associada ao cravo-da-índia e ao alecrim. Ela ainda protege as células sadias dos radicais livres, quando em conjunto com a mostarda e a canela, tornando-se um ótimo antioxidante.

Na fabricação de cosméticos, o óleo essencial de erva-doce pode ser utilizado para produzir sabonetes, hidratantes e perfumes, que ajudam a remover as impurezas da pele e a tratar rugas.

Erva-doce para rejuvenescimento facial

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sementes de erva-doce;
  • 250 mil de água fervente.

Modo de uso

Acrescente as sementes de erva-doce na água e deixe ferver por três minutos. Assim que a água esfriar, molhe um algodão com o chá e aplique sobre as pálpebras.

 

Culinária

Na culinária, a erva-doce pode ser usada em saladas (para trazer frescor), em pães e até mesmo como tempero para carnes. No entanto, a utilização em bolos, principalmente nos de fubá, se destaca devido à peculiar combinação de sabores – essa mistura é muito conhecida Brasil afora.

Aromatizante

Em razão de seu aroma natural agradável e de suas propriedades calmantes, a erva-doce pode ser usada como aromatizante de ambientes. Quando colocada no interior de travesseiros, estimula o relaxamento de todo o corpo, melhorando a noite de sono, o que pode ser de grande ajuda no combate à ansiedade.

A erva-doce também pode ser usada como aromatizante de produtos de limpeza, dando maior frescor ao ambiente.

 

Frascos aromatizadores de erva-doce

Ingredientes

  • 200 ml de álcool de cereais;
  • 50 ml de essência de erva doce;
  • 100 ml de água;
  • Palitos de churrasco;
  • 1 frasco.

Modo de usar

Misture todos os ingredientes (menos os palitos), feche e deixe o conteúdo guardado por três dias longe da luz. Coloque o palito de churrasco dentro do frasco com o líquido do aromatizador e, se quiser, acrescente uma folha de erva-doce para decorar.

A erva doce ajuda a reduzir os gases, o inchaço e melhora a digestão. É também conhecida como funcho e finocchio, sendo uma espécie de herbácea aromática comestível utilizada na culinária, em perfumaria e como aromatizante de bebidas.

Principais nutrientes da erva doce

A erva doce conta com boas quantidades de potássio, um eletrólito importante que se concentra no interior da célula. O potássio conta com propriedades vasoprotetoras, que ajudam a controlar a pressão arterial e a equilibrar o ritmo de batimentos cardíacos.

Além disso, ela contém vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais, além de combater os radicais livres pró-inflamatórios. A erva doce também apresenta pequenas quantidades de vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco.

O ácido málico pode ser usado para melhorar as funções digestivas do estômago através do fornecimento de hidrogênio suficiente para a acidificação do estômago. Uma baixa produção de ácido clorídrico (ácido gástrico) é uma condição muito comum e potencialmente grave, chamada hipocloridria, que pode resultar em inúmeras condições de saúde e deficiências de nutrientes. Vários nutrientes minerais são dependentes de quantidades adequadas de ácido clorídrico, incluindo o cálcio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, manganês e selênio.

Em adição a estes benefícios, o ácido málico pode também ajudar a desintoxicação celular de metais tóxicos, em especial de alumínio e estrôncio.

Conheça nossos produtos!