ERVA CIDREIRA 5g ALCONDI ALIMENTOS

Erva Cidreira 5g Alcondi Alimentos

É uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse. Além disso, a planta também melhora os casos das cólicas. Esta erva é rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico e ácido cafeico e se destaca pela ação antioxidante.

Peso: 5g
Cód Barras: 7898197771109

Descrição

ERVA CIDREIRA 5g ALCONDI ALIMENTOS

ERVA CIDREIRA 5g ALCONDI ALIMENTOS

A erva-cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, também conhecida como cidreira, capim-limão ou melissa, rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar vários problemas de saúde, especialmente problemas digestivos, de ansiedade e estresse.

Esta planta medicinal pode ser usada na forma de chás, infusões, sucos, sobremesas ou na forma de cápsulas ou extrato natural, e pode ser encontrada em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres.

erva cidreira 5g alcondi alimentos

  1. erva cidreira para que serve

  2. erva cidreira capim

  3. erva cidreira verdadeira

  4. erva cidreira melissa

  5. erva cidreira serve para quê

  6. erva cidreira de folha

  7. erva cidreira nome cientifico

  8. erva cidreira e capim cidreira

  9. erva cidreira é bom para quê

  10. o que é erva cidreira

Origem

A planta medicinal erva cidreira, também conhecida como Melissa offinalis, é proveniente da família do boldo e hortelã.

Entre seus principais componentes, estão:
  •  taninos;
  • polifenóis;
  • terpenos;
  • ácido rosmarínico;
  • antioxidantes;
  • ácido cafeico

Benefícios da erva cidreira

Levando em consideração os seus principais componentes, os benefícios da erva cidreira se concentram em:

  1. combater radicais livres;
  2. evitar o envelhecimento celular;
  3. auxiliar na proteção do coração;
  4. precaver doenças cerebrais que são degenerativas;
  5. melhora do trânsito intestinal;
  6. auxilia quando há problemas estomacais;
  7. auxilia em casos de ansiedade, insônia e depressão;
  8. melhora as cólicas;
  9. diminui a pressão arterial e o LDL, colesterol ruim

Os principais benefícios da erva cidreira são:

1. Melhora a qualidade do sono

A erva cidreira possui compostos fenólicos na sua composição, como o ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, o que pode ser útil para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.

Além disso, alguns estudos mostram que tomar o chá de erva cidreira duas vezes ao dia por 15 dias melhora o sono em pessoas com insônia e que a combinação de erva-cidreira e valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono.

2. Combate a ansiedade e o estresse

A erva cidreira ajuda a combater a ansiedade e o estresse por possuir ácido rosmarínico na sua composição que age aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que contribui para a sensação de relaxamento do corpo, de bem-estar e tranquilidade e diminuição dos sintomas de ansiedade como agitação e nervosismo.

Alguns estudos mostram que tomar uma única dose de erva-cidreira aumenta a calma e o estado de alerta em adultos sob estresse mental, e que tomar cápsulas contendo 300 a 600 mg de erva-cidreira três vezes ao dia, reduz os sintomas de ansiedade.

3. Alivia as dores de cabeça

A erva-cidreira também pode ser útil no tratamento de dores de cabeça, especialmente se ocorrerem como resultado de estresse. Por conter ácido rosmarínico, propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias podem ajudar a relaxar os músculos, liberar a tensão e relaxar os vasos sanguíneos tensos, o que pode contribuir para o alívio das dores de cabeça.

4. Combate os gases intestinais

A erva cidreira contém citral, um óleo essencial, com ação antiespasmódica e carminativa, inibindo a produção de substâncias responsáveis por aumentar a contração do intestino, o que alivia a cólica e combate a produção de gases intestinais.

Alguns estudos mostram que o tratamento com extrato de erva-cidreira pode melhorar a cólica de bebês em amamentação em 1 semana.

5. Alivia os sintomas da TPM

Por possuir compostos fenólicos na sua composição como o ácido rosmarínico, a erva cidreira ajuda a aliviar os sintomas da TPM por aumentar a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro, o que melhora o estado de mal humor, nervosismo e ansiedade, associados à TPM.

A erva cidreira por suas propriedades antiespasmódicas e analgésicas também ajuda a aliviar o desconforto das cólicas menstruais.

Além disso, alguns estudos utilizando a cápsula de erva-cidreira, mostram que para reduzir os sintomas da TPM, deve-se tomar 1200 mg de erva-cidreira em cápsula diariamente.

6. Combate problemas gastrointestinais

A erva cidreira pode auxiliar o tratamento de problemas gastrointestinais como indigestão, dor de estômago, náuseas, vômitos, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável, por exemplo, por conter o ácido rosmarínico na sua composição, além de citral, geraniol e beta-cariofileno, com ação anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica e de eliminação dos gases intestinais, o que ajuda a aliviar os sintomas e o desconforto de problemas gastrointestinais.

7. Combate a herpes labial

Alguns estudos mostram que os ácidos cafeico, rosmarínico e felúrico presentes na erva cidreira possuem ação contra o vírus da herpes labial por inibir o vírus e impedir que se multiplique, o que previne a propagação da infecção, reduz o tempo de cicatrização e contribui para o efeito rápido sobre os sintomas típicos de herpes labial como coceira, formigamento, queimação, pontadas, inchaço e vermelhidão. Para esse benefício deve-se aplicar um batom contendo extrato de erva-cidreira nos lábios ao sentir os primeiros sintomas.

Além disso, esses ácidos da erva cidreira também podem inibir a multiplicação do vírus do herpes genital. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

Assista o vídeo a seguir com mais dicas para combater a herpes labial.

 

8. Elimina fungos e bactérias

Alguns estudos laboratoriais in vitro mostram que os compostos fenólicos como os ácidos rosmarínico, cafeico e cumárico presentes na erva cidreira são capazes de eliminar fungos, principalmente os fungos de pele, como a Candida sp. e bactérias como:

  • Pseudomonas aeruginosa que causam infecções pulmonares, infecções nos ouvidos e infecções urinárias;
  • Salmonella sp que causam diarréia e infecções gastrointestinais;
  • Escherichia coli que causa infecção urinária;
  • Shigella sonnei que causa infecções intestinais;

No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esses benefícios.

9. Auxilia no tratamento do Alzheimer

Alguns estudos mostram que os compostos fenólicos da erva cidreira, como o citral, podem inibir a colinesterase, uma enzima responsável por degradar a acetilcolina que é um neurotransmissor cerebral importante para a memória. As pessoas com Alzheimer normalmente têm uma diminuição da acetilcolina, o que leva à perda de memória e diminuição da capacidade de aprendizado.

Além disso, esses estudos indicam que tomar erva-cidreira por via oral por 4 meses pode reduzir a agitação, melhorar o raciocínio e reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.

10. Tem ação antioxidante

A erva cidreira possui flavonóides e compostos fenólicos na sua composição, principalmente os ácidos rosmarínico e cafeico, que possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células. Assim, a erva cidreira pode auxiliar na prevenção de doenças associadas ao stress oxidativo causado pelos radicais livres como as doenças cardiovasculares. Entretanto, ainda ainda são necessários estudos em humanos. A erva cidreira pode ser consumida na forma de chás, infusões ou até mesmo em sobremesas, sendo fácil de preparar e muito saborosas.

1. Chá de erva-cidreira

Para fazer o chá de erva-cidreira é aconselhado usar somente as suas folhas, tanto secas como frescas, pois é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por alguns minutos. A seguir, coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

Veja outra opção de chá de erva-cidreira para aliviar os sintomas da ansiedade.

2. Suco de erva cidreira

O suco de erva cidreira pode ser preparado com as folhas frescas ou secas sendo uma opção saborosa e refrescante para consumir esta planta medicinal e obter seus benefícios.

Ingredientes

  • 1 xícara de café de erva-cidreira picada;
  • 200 mL de água;
  • Suco de 1 limão;
  • Gelo a gosto;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e adoçar com mel. Beber em seguida de 1 a 2 copos por dia.

Possíveis efeitos colaterais

A erva cidreira é segura quando consumida por no máximo 4 meses por adultos e 1 mês por bebês e crianças. Entretanto, se esta planta medicinal for consumida em quantidade excessiva ou por tempo maior do que o recomendado, pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão e respiração ofegante

Quem não deve usar

Até o momento, não foram descritas contraindicações da erva cidreira, no entanto deve-se evitar consumir esta planta medicinal se a pessoa utilizar medicamentos para dormir, pois podem ter seus efeitos sedativos somados e causar sonolência excessiva.

A erva cidreira também pode interferir no efeito de remédios para tireoide, devendo ser feito apenas com orientação do médico, nesses casos.

Além disso, é recomendado que mulheres grávidas ou em amamentação consultem o obstetra antes de consumir a erva cidreira.

 

VEJA TAMBÉM PAINÇO ALCONDI