ALECRIM 10G ALCONDI ALIMENTOS

ALECRIM 10G – ALCONDI ALIMENTOS

Uma erva muito perfumada e que vai bem com uma infinidade de pratos. Tem um aroma forte e agradável. Em italiano alecrim é “rosmarino”, que significa orvalho (ros) e mar (marinus); tem esse nome por crescer em solos secos de origem calcária e próximos do mar.

Peso: 10g
Cód Barras: 7898197770751

Descrição

ALECRIM 10G ALCONDI ALIMENTOS

ALECRIM 10G ALCONDI ALIMENTOS

 

ALECRIM

Qual é o benefício do Alecrim?

O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.

Como fazer chá de alecrim e para que serve?

O chá de alecrim contém propriedades que geram inúmeros benefícios para o organismo. Ele serve para melhorar a digestão e a função cognitiva, prevenir o câncer, tratar problemas de pele, reduzir inflamações e aliviar a dor associada a elas, diminuir a ansiedade e para melhorar a função hepática e a saúde do cabelo.

Para que serve o Alecrim na água?

Como se não bastasse, o alecrim possui propriedades e efeitos de um diurético natural – ao aumentar a produção de urina a planta ajuda a diluir e remover fluidos e toxinas retidos no corpo, desinchando e melhorando a saúde do corpo.
A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Uma solução natural para aliviar as dores decorrentes do reumatismo é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial.

Palavras chaves:

alecrim dourado
alecrim do campo
alecrim para que serve
alecrim benefícios
alecrim no cabelo
alecrim para o cabelo

O alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. É um grande aliado do emagrecimento, tem ação expectorante, melhora inflamações e gripe, e tem forte ação antioxidante, prevenindo derrames e doenças cerebrais degenerativas. O alecrim também ajuda na digestão e diminui os gases.

O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) chegou ao Brasil na época da colonização e recebeu diversos nomes populares como: rosmarinho, rosmaninho, alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim e alecrim de horta.

Principais nutrientes do alecrim

Um dos principais nutrientes do alecrim é a vitamina A, que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante.

O tempero também conta com a vitamina C que melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele, previne derrames, tem ação antioxidante e proporciona resistência aos ossos.

A vitamina K também está presente, sendo relevante para a coagulação sanguínea e fixação do cálcio nos ossos. O alecrim ainda conta com as vitaminas B1 e B2, em que ambas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência.

Além disso, elas também desempenham um papel importante na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos.

O alecrim conta com compostos fenólicos que têm atividades biológicas importantes, como antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-carcinogênicas, entre outras.

Nutrientes Alecrim fresco picado (1 xícara de chá ? 40g) Alecrim desidratado (2 col. sopa ? 6,6g)
Calorias 52 kcal 22 kcal
Carboidratos 8,3 g 4,2 g
Proteínas 1,3 g 0,3 g
Lipídios 2,3 g 1 g
Fibras 5,6 g 2,8 g
Vitamina A (retinol equivalente) 58 mcg 10 mcg
Vitamina A (SI) 1170 UI 206 UI
Vitamina C 8,7 mg 4 mg
Cálcio 127 mg 84 mg
Potássio 267 mg 63 mg
Sódio 10 mg 3 mg

Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Informática em Saúde. Tabela de composição Química dos Alimentos (TABNUT).

Para que serve o alecrim

Ajuda no emagrecimento: O chá de alecrim serve para emagrecer, porque tem ação diurética, contribuindo para menor retenção de líquidos. Além disso, a bebida ajuda no trânsito intestinal.

Reduz os gases: O alecrim diminui o desconforto causado pelos gases intestinais, pois auxilia a expeli-los e diminui as cólicas.

Ação antioxidante e anti-inflamatória: Essa erva é rica em compostos fenólicos que possuem forte ação antioxidante, por isso, agem combatendo os radicais livres e previnem problemas como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas, de conter ação anti-inflamatória.

Benefícios do alecrim em estudo

  • Combate a gripe
  • Bom para quem tem diabetes
  • Bom para as articulações
  • Diminui o estresse
  • Melhora a memória.
     
    Combate à gripe: A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o alecrim ajuda a combater o vírus da gripe. Ainda, este alimento conta com ação expectorante e, então, também é interessante em casos de tosse.

Bom para quem tem diabetes: Uma pesquisa inicial realizada pela USP concluiu que o alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apresentar benefícios para quem tem doenças crônicas não-transmissíveis nas quais o estresse oxidativo e a inflamação atuam de forma significativa, como diabetes.

Bom para as articulações: O alecrim aplicado na pele por meio de compressas pode ajudar a reduzir as inflamações nas articulações, afinal, ele possui ação anti-inflamatória. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar este benefício.

Diminui o estresse e melhora a memória: Alguns estudos sugerem que o óleo de alecrim, combinado com outros óleos, pode abaixar os níveis de cortisol e, assim, abaixar o estresse.

Alecrim do campo

Pode-se dizer que existem dois tipos de alecrim: o comum e o alecrim do campo, sendo esse último aquele ao qual a música “alecrim, alecrim dourado” faz referência. Isso porque, enquanto no alecrim (Rosmarinus officinalis L) brotam flores de pétalas roxas, no alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia) surgem pétalas amarelas.

Apesar de serem plantas “diferentes”, tanto o alecrim quanto o alecrim do campo possuem as mesmas propriedades medicinais para a saúde. Além disso, o alecrim do campo também é utilizado na fabricação de alguns produtos específicos, como óleos essenciais à base de nerolidol e a própolis verde.

Como usar o alecrim

O alecrim pode ser ingerido nas formas in natura, como tempero, em pó ou ser passado na forma de óleo. De sabor pungente e aroma particular, combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

Veja também: Pimenta Calabresa Margo Alimentos